domingo, 2 de agosto de 2009

Fundamentos da Excelência

(imagem do Prémio Brasileiro da Qualidade)



Em pesquisa encontrei o texto abaixo e decidi partilhar. Espero que gostem e que façam uso, comentários e sugestões...
Fonte: Fundação Nacional da Qualidade

FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA



Pensamento Sistémico
Entendimento das relações de interdependencia entre os diversos componentes de uma organização,
bem como entre a organização e o ambiente externo.



Aprendizado organizacional
Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e partilha de experiências.



Cultura de inovação


Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas
ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.



Liderança e constância de propósitos
Actuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento
da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à protecção dos interesses
das partes interessadas.



Orientação por processos e informações
Compreensão e segmentação do conjunto das actividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de acções deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.



Visão de futuro


Compreensão dos factores que afectam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo, visando a sua permanência.



Geração de valor


Alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da organização pelo aumento de
valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.



Valorização das pessoas
Estabelecimento de relações com as pessoas, criando condições para que elas se realizem profissionalmente e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, desenvolvimento de competências e espaço para empreender.



Conhecimento sobre o cliente e o mercado
Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando à criação de valor de forma sustentada para o cliente e, consequentemente, gerando maior competitividade nos mercados.



Desenvolvimento de parcerias
Desenvolvimento de actividades em conjunto com outras organizações, a partir da plena utilização das competências essenciais de cada uma, objectivando benefícios para ambas as partes.



Responsabilidade social
Actuação que se define pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais ela se relaciona, estando voltada para o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras; respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização.

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